Zetta Blog

Por que não enviamos nosso lixo para espaço e limpamos a terra?

18.05.2017

Olá leitor da Zetta Conhecimento,

 

Você já reparou na quantidade de lixo que produzimos? É resto de comida, embalagens, itens de limpeza, equipamentos eletrônicos velhos e muitas outras coisas que descartamos diariamente. Para se ter uma ideia, o Brasil produz cerca de 240 mil toneladas de lixo por dia! Isso dá mais de um quilo de lixo por pessoa todos os dias. Seria possível encher 1.160 aviões cargueiros com todos esse lixo (GUIA DO CURIOSO, 2017). E o lixo, quando não tratado de maneira correta, gera problemas de saúde publica e problemas ambientais, como contaminação do solo e da água, além de danos aos animais e ambientes em geral.

 

"o Brasil produz cerca de 240 mil toneladas de lixo por dia!"

E se enviássemos esse lixo ao espaço? Já pensou nisso? Resolveríamos o problema de poluição da terra e salvaríamos o planeta. Na verdade, essa ideia bem intencionada geraria muito mais problemas do que soluções.

 

Os três principais pontos são:

 

- A quantidade de combustível necessária para enviar todo esse lixo ao espaço geraria uma emissão de gases poluentes enorme. É tanta poluição que seria menos danoso queimar todo esse lixo aqui mesmo.

 

- E se conseguíssemos enviar esse lixo ao espaço, seriam mais itens colocados na coleção de lixo terrestre em orbita. Sim, já temos muito lixo no espaço: Satélites velhos, foguetes descartados, naves espaciais e muitos outros fragmentos já estão lá. Isso representa um grande risco para satélites e naves espaciais ativas. Também é possível que esse lixo caia de novo na terra, podendo atingir e causar danos à superfície.

 

- Por fim, é extremamente caro mandar coisas ao espaço, algo em torno de dez mil dólares por quilo. Por muito menos que isso criaríamos sistemas de reciclagem, recuperação de energia através da queima e sistemas de eliminação de gases tóxicos.

 

Infelizmente esse é um problema que não podemos mandar para o espaço, então as melhores maneiras de lidar com a produção de lixo são através de reciclagem (começando na sua casa), o consumo consciente e descarte correto de materiais que possam contaminar o meio ambiente (como pilhas e óleo de cozinha).

 

Faça sua parte e até a próxima!

 

Please reload

Em Destaque

Série Juros, risco e retorno: Como as taxas de juros são definidas?

06.02.2017

1/10
Please reload

Últimas Postagens
Please reload

Arquivo Zetta